quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fiat mostra o Linea 2015, que chega em abril com mudanças visuais e de acabamento.

Fiat-Liena-2015-Brasil
Carente de novidades efetivas há algum tempo, e para não ficar ainda mais ultrapassado num dos segmentos mais desejados e disputados do mercado nacional, a Fiat prepara bem-vindas novidades para o Linea que, a partir de abril, chega às concessionárias com mudanças visuais e de acabamento. Será que elas serão suficientes para alavancar as vendas do modelo?
O objetivo da marca italiana é tornar o seu sedã mais refinado e atraente. As imagens desse post são da versão Absolute 2015, equipada com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus.
Reparem na foto acima que a dianteira do modelo mudou, com destaque para o para-choque e para a grade, que agora tem filetes horizontais e em relevo (criando um efeito 3D). Na lateral, destaque para as rodas, que ficaram bem mais bonitas. Na traseira, foto logo abaixo, as principais mudanças estão no para-choque e na posição da placa, que sobe para a tampa do porta-malas – solução que não me agrada muito. O nome Linea agora vem numa barra prateada, que acabou “empurrando” a logomarca da Fiat para cima.
Fiat-Liena-Absolute-2015-Brasil
Por dentro, as mudanças do sedã italiano deverão seguir as que aconteceram na mais recente reestilização do Punto (não as da linha 2014). Logo, teremos nova grafia (de melhor visualização) e iluminação no painel, acabamento um pouco melhor e mais algumas mudanças – talvez até a adoção de uma tela multimídiatouchscreen.
Fiat-Liena-Absolute-2015-Brasil-painel
Fiat Linea 2015
Prováveis equipamentos
A lista de equipamentos também deve ser revista, mas, alguns itens atuais continuarão de série, como: alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos, apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, comando interno elétrico de abertura do porta-malas, computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, follow me home, freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, airbag duplo, iluminação do porta-malas, kit parafusos antifurto das rodas (um por roda); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), piloto automático, porta USB + cabo para Ipod / Iphone (cabo para Ipod / Iphone incompatível com Blue&Me e Blue&Me Nav), retrovisores externos elétricos, tomada 12V, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.
As novidades ficam por conta do acendimento dos piscas em caso de frenagem brusca acima de 50 km/h, ajuste de altura  dos faróis, sistema de som mais refinado e sensor de estacionamento com gráfico (opcional na versão Essence).
Fiat-Punto-Blackmotion-2014-Linea-2015-Brasil-painel
Painel do Linea 2015 será praticamente idêntico ao do Punto (foto)
Motor e câmbio
Em termos mecânicos, a linha 2015 do Linea não terá alterações, mantendo o motor 1.8 16V E.TorQ, que desenvolve 130 cv de potência e 18,4 kgfm de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 kgfm com etanol. A oferta de câmbio continua a mesma: manual e manual automatizado Dualogic Plus, ambos de cinco marchas.
Preços
Falando de preços, espero que os valores fiquem, no mínimo, iguais aos atuais (abaixo). Mas, realmente espero que fiquem mais baixos, tornando o Linea mais atrativo e competitivo para enfrentar seus principais concorrentes que, na minha opinião, são Honda City, Chevrolet Sonic Sedan, Ford New Fiesta Sedan e mais alguns.
Para a Fiat, o Linea “tromba” com o Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, Chevrolet Cruze, Ford Focus Sedan, Renault Fluence, Citroën C4 Louge, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, entre outros. Acho que a marca também tem razão, mas penso que os veículos que citei são adversários mais compatíveis com o Linea.
LINHA 2014 (preços em 25/02/2014)
Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 54.750
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 57.855
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic Plus – R$ 65.310
Em relação à pergunta que fiz no início, ainda é cedo para afirmar, mas acho que o Fiat Linea 2015 será capaz apenas de manter as vendas do modelo mornas, como elas praticamente foram desde o lançamento do veículo no Brasil.
Já falei sobre a história do Linea aqui e, em relação ao futuro, continuo com o mesmo pensamento: resta à Fiat aprender com as lições e guardar forças (energia e dinheiro) para o futuro sedã médio da marca, provável substituto oficial do Linea. Com o know-how da Chrysler, provavelmente teremos um grande representante no mercado nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário